domingo, 29 de março de 2009

A Hora do Planeta (parte 2)

E aí, apagou a luz da sala, ou apagou a da consciência?


A "Hora do Planeta", campanha mundial que fez um alerta sobre os efeitos da mudança climática, rolou hoje  às 20:30hs, e com este apagão de uma hora de duração e ao qual aderiram quase 4 mil cidades de 88 países, a Europa se uniu à iniciativa para salvar o planeta das consequências do aquecimento global.

No Brasil, a cidade de Brasília e mais nove capitais estaduais (São Paulo, Rio de Janerio, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Manaus e Rio Branco) programaram shows, jantares à luz de vela e outros eventos para a chamada "Hora do Planeta".

No Rio de Janeiro, uma das cidades mais visitadas do país, cartões postais tradicionais apagaram suas luzes, como o Cristo Redentor, a Orla de Copacabana, o Parque do Flamengo e o Pão de Açúcar.

Já em São Paulo, ficaram sem iluminação lugares famosos como o Edifício Copan, o Viaduto do Chá, o Estádio do Pacaembu, o Teatro Municipal, o Parque do Ibirapuera, a Ponte Estaiada e a Torre da TV Globo, na Alameda Santos, ao passo que Brasília viu o "apagão" do Congresso Nacional, da Esplanada dos Ministérios e do Palácio do Itamaraty. 
Seguindo o espírito da campanha, organizada pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e apoiada pela ONU, durante uma hora construções simbólicas da Europa se apagaram, assim como ocorreu nas ilhas neozelandesas de Chatham, o primeiro lugar do mundo a ficar às escuras contra a mudança climática

Segue abaixo algumas fotos da Hora do Planeta.

Sydney, Austrália.

Edifício 101, em Taipei, China.

Royal Palace, em Oslo, Noruega.

Torre de TV, em Berlim, Alemanha.

Parlamento, em Londres.

Torre Eiffel, em Paris, França.

Agbar Tower, em Barcelona, Espanha.

Hotel Burj Al Arab, em Dubai, Emirados Árabes.

Cristo Redentor, Rio de Janeiro.

Ponte Estaiada, São Paulo.

Aqui em casa rolou uma roda de violão a luz de velas...
E na sua?

Nenhum comentário: