Dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock. Porque foi a primeira gravação de uma música de rock? Porque nasceu um dos fundadores do estilo? Porque marcou a morte de um deles? Nada disso… A data é um pouco estranha mesmo. Marca a realização de um concerto em 1985 chamado Live Aid, organizado por roqueiros para aplacar a fome na Etiópia.
Na verdade, pouco importa tudo isso. O que vale é a chance de louvar o estilo musical que ajudou a moldar a sociedade ocidental a partir da metade do século passado.
O problema é que, infelizmente, o dia cai em uma segunda-feira. A segunda-feira é o anticlímax do rock. É o dia oficial para se parar de beber, parar de fumar, começar dietas, acordar cedo e ir dormir cedo. Isso tudo é ótimo, mas é o oposto da transgressão. A quem apelar?
À internet, é claro. Nada é mais transgressor hoje em dia. No trabalho, mesmo com olheiras e boca seca de um fim de semana de esbórnia, é possível “escapar” para a web e celebrar o rock n’ roll. Aí vão algumas dicas:
Os vídeos históricos do gênero
1 – Medley de Bohemian Rapsody e Radio Ga Ga, dois dos maiores clássicos do Queen, tocado ao vivo no Live Aid, concerto que marca o Dia Mundial do Rock. A banda fez o show mais aclamado do evento.
2 – Paul McCartney, novinho, é apresentado por George Harrison com galhofa. Depois de tocar “Yesterday”, ganha um buquê de flores de John Lennon. No YouTube, é o vídeo mais visto dos Beatles, considerada a maior banda de rock de todos os tempos.
3 – A batalha de egos acabou com a harmonia entre os rapazes de Liverpool. Esse vídeo histórico é a prova disso. Mostra como Paul McCartney reagiu à notícia da morte de John Lennon, em dezembro de 1980. No melhor estilo “vida que segue”.
4 – A rede de TV CNN anuncia a morte de Kurt Cobain. A notícia trágica foi um impacto para a geração de jovens dos anos 90, muitas vezes comparada ao impacto da morte de John Lennon para os pais desses jovens.
5 – Jimi Hendrix termina a música “Wild thing” e toca fogo em sua guitarra. Foi durante o festival de Monterrey, em 1967. É uma das cenas mais simbólicas da história do rock.
6 - Clipe de "November Rain" do Gun's n' Roses. Além de ser de longe a música que mais me fode, o clipe foi um divisor de àguas no Rock Mundial, e um dos mais caros já produzidos no mundo (só perdendo pro "Estranged" do próprio Guns, e "Black & White" do Michael Jackson)
Os melhores momentos do rock brasileiro
Os clássicos brasileiros do gênero não poderiam ficar de fora dessa galeria. Abaixo, um apanhado de seis momentos distintos do rock n’ roll nacional, estrelados por seis dos nossos astros da música.
Roberto Carlos – O Rei do iê-iê-iê canta “Eu sou terrível” em 1968.
Mutantes – A banda que lançou Rita Lee está entre as mais aclamadas do rock brasileiro no exterior. Aqui, cantam “Preciso urgentemente encontrar um amigo” na TV Cultura, em 1969.
Raul Seixas – Um dos pioneiros, é ainda hoje um dos campeões de execuções em rodas de violão. Abaixo, o clipe de “Eu também vou reclamar”, de 1976.
Blitz – Nos anos 80, houve a explosão do chamado BRock, e a banda de Evandro Mesquita foi o primeiro sucesso de vendas do movimento. Aqui, cantam “Você não soube me amar”, em clipe do Fantástico, da TV Globo, de 1982.
Legião Urbana – A banda de Renato Russo estourou também nos anos 80 e tornou-se a mais famosa representante do rock de Brasília. No vídeo, tocam “Geração Coca-Cola” no clássico show de 1988, no Maracanãzinho.
Chico Science e Nação Zumbi – Nos anos 90, o inspirado Chico Science mostrou ao país que Pernambuco e seus folguedos e brincadeiras podiam se harmonizar com as guitarras do rock. O clipe abaixo é de “Maracatu Atômico”, um de seus maiores hits.
Os roqueiros mais ativos do Twitter
Dave Matthews, do Dave Matthews Band – @DaveJMatthews.
Lenny Kravitz - @LennyKravitz.
Fred Durst, do Limp Bizkit - @freddurst.
Tom Morello, do Rage Against The Machine - @tmorello.
Graham Coxon, do Blur - @grahamcoxon.
Roger Moreira, do Ultrage a Rigor – @RoxMo.
As músicas que disputam o posto de primeira gravação do rock
Essa é uma das discussões mais eternas que existem: Qual foi o primeiro rock n’ roll gravado? Três músicas são as mais citadas:
“Rocket 88”, de Jackie Brenston And His Delta Cats (na verdade, Ike Turner, o controverso marido de Tina Turner, e sua banda), gravada em 1951.
“Rock Around The Clock”, de Bill Haley, gravada em 1955.
“That’s All Right (Mama)”, de Elvis Presley, gravada em 1954.
Os melhores sites para ouvir rock n’ roll online
Como a gama de estilos do rock n’ roll é extensa, e todos tem alguma preferência específica, os melhores lugares para escutar muita música nessa segunda-feira são as rádios online. É só buscar por artista ou música e apertar play. Abaixo, uma lista com as melhores.
1 – Grooveshark – Vive sofrendo ameaças das gravadoras, mas continua de pé. Tem de tudo.
2 – Last.fm – Um rápido cadastro e o mundo das músicas gratuitas está a seu dispor. Boa parte do acervo é baseado em vídeos do YouTube.
3 – The Hype Machine – Tem muita coisa, mas deixa as músicas brasileiras um pouco de lado. O mais interessante do THM é sua parada de sucessos, com as músicas mais enviadas via Twitter.
4 – Deezer – Busca de músicas também baseada no YouTube.
5 – Imeem – Também precisa de cadastro. É bom, mas meio vazio.
Roqueiros com cara de segunda-feira
Mesmo os rock stars mais transgressores já tiveram seus dias de meninos e meninas comportados. É um alento, já que é difícil chutar o balde logo no começo da semana. Abaixo, uma galeria de fotos de roqueiros famosos antes da fama.
Marilyn Manson
Janis Joplin
Bruce Springsteen
Iggy Pop
Jim Morrison
Steven Tyler
Taí um assunto que escrevo com prazer, fazendo assim esse o maior post do Blog até hoje!
Vivo com isso encalacrado na minha alma, Rock and Roll!
Uma ótima semana, e muito rock n’ roll.
Nenhum comentário:
Postar um comentário