quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Começar de Novo.

Há alguns anos, numa grande enchente na Argentina um anônimo escreveu isto:

COMEÇAR DE NOVO 

Eu tinha medo da escuridão
Até que as noites se fizeram longas e sem luz;
Eu não resistia ao frio facilmente
Até passar a noite molhado numa laje;
Eu tinha medo dos mortos
Até ter que dormir num cemitério;
Eu tinha rejeição por quem era de Buenos Aires
Até que me deram abrigo e alimento;
Eu tinha aversão a Judeus
Até darem remédios aos meus filhos;
Eu adorava exibir a minha nova jaqueta
Até dar ela a um garoto com hipotermia;
Eu escolhia cuidadosamente a minha comida
Até que tive fome;
Eu desconfiava da pele escura
Até que um braço forte me tirou da água;
Eu achava que tinha visto muita coisa
Até ver meu povo perambulando sem rumo pelas ruas;
Eu não gostava do cachorro do meu vizinho
Até naquela noite eu o ouvi ganir até se afogar;
Eu não lembrava os idosos
Até participar dos resgates;
Eu não sabia cozinhar
Até ter na minha frente uma panela com arroz e crianças com fome;
Eu achava que a minha casa era mais importante que as outras
Até ver todas cobertas pelas águas;
Eu tinha orgulho do meu nome e sobrenome
Até a gente se tornar todos seres anônimos;
Eu não ouvia a rádio
Até ser ela que manteve a minha energia;
Eu criticava a bagunça dos estudantes
Até que eles, às centenas, me estenderam suas mãos solidárias;
Eu tinha segurança absoluta de como seriam meus próximos anos
Agora nem tanto;
Eu vivia numa comunidade com uma classe política
Mas agora espero que a correnteza tenha levado embora;
Eu não lembrava o nome de todos os estados
Agora guardo cada um no coração;
Eu não tinha boa memória
Talvez por isso eu não lembre de todo mundo
Mas terei mesmo assim o que me resta de vida para agradecer a todos;
Eu não te conhecia
Agora você é meu irmão;
Tínhamos um rio
Agora somos parte dele;
É de manhã, já saiu o sol e não faz tanto frio
Graças a Deus...
Vamos começar de novo!

Anônimo

Bela Contribuição de meu caro amigo Daniel do Mau...
Belo alento, e tão real e presente aqui quanto a certeza que vamos dar a volta por cima e lembrar com carinho e tristeza de toda essa fase!

Nenhum comentário: