quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sinuca High Tech!

Já comentei nesse post aqui o quanto curto um bom jogo de sinuca (ou bilhar), desde meus 10 anos vivo encostando o umbigo nas mesas mais escabrosas e as mais poderosas (com experiência vos digo: é nos piores butecos que estão as melhores mesas, fikadika).
Nesses 15 anos de sinuca já joguei com caras sóbrios, ébrios, homens, mulheres (a minha inclusive), caras cantando Zezé de Camargo, outros ouvindo música clássica num walkman, caras com um braço só, e na sua totalidade sempre eram homens mais velhos que eu (só o Ox que era mais novo e nunca ganhou uma mesa de mim, ráh!).
Curto jogo de verdade, não aquela zoeira de cerveja e bagunça, curto jogar com caras bons mesmo (daquelas partidas que o bar inteiro para pra ver).

Pois bem, dando uma pesquisada sobre esse esporte (que é o que mais pratico nos últimos anos), encontrei 3 novidades foderosas:

Robô Deep Green - Um jogador digital, com inteligência artificial que joga e te ensina a jogar sinuca.
O que o Deep Blue da IBM é para o xadrez, o Deep Green é para a sinuca. É um sistema louquíssimo de câmeras e armações robóticas do RCVLab da Queens University (do Canadá).
Até o momento ninguém conseguiu vencer do Deep Green...

Mesa de Realidade Aumentada - o lance é simples, se você já jogou sinuca no vídeo game deve lembrar das linhas que se formam na mesa quando você mira nas bolas; esta mesa faz isso por você: permite que você alinhe suas tacadas e faça as trajetórias da bola, como em um vídeo game.

Eis o vídeo que mostra o Deep Green e a Mesa de Realidade Aumentada:


Obscura Cue Light - A mesa Obscura Cue Light parece um grande monitor, capta todo o movimento que ocorre por ela e cria alguns efeitos de encher os olhos.
Por exemplo: enquanto uma bola corre de uma ponta a outra da mesa, a imagem gerada no pano da mesa pode simular que a bolinha esteja caminhando sobre uma cama d'água, ou sobre uma mesa de fogo, ou sobre uma foto sua, enfim...
Essa mesa digital custa a pequena bagatela de US$200.000,00 (isso mesmo, duzentos mil dólares, ou seja: quase quinhento mil reais).
Veja o vídeo de demonstração da Obscura Cue Light:


Na boa?
Todas essas mesas são megaputaqueparivelmente fódas, FATO!
E LÓGICO que é um sonho jogar nisso (espero que em uns 15 anos eu consiga jogar numa dessas no buteco de frente de casa), mas, por enquanto eu me sinto mais confortável em jogar naquelas sinucas de buteco, de ficha, com caçapas de ferro e tacos amadores.
Daquelas que quando iniciamos uma nova partida, colocamos a bola branca com toda a força no centro da mesa. Sem esquecer (é claro) do copo americano cheio de cerveja que sempre usa a borda da sinuca como mesa.
Mas jogando sério, e com mesa sem descaída...

Em uma sinuca de US$200 mil, eu não ficaria tão descontraído...


Esse post é também pro Rogério Calcinha, no momento meu adversário habitual, um dos melhores que já joguei.
Os butecos sempre param quando os adentramos...

Nenhum comentário: